terça-feira, 16 de agosto de 2011

A *boa* surpresa

16 de agosto de 2011. Manhã. Este que vos fala via um filme, esparramado no sofá e comendo pão com margarina assado na sanduicheira. Seria um dia bem ordinário, sem problemas ou euforias, não fosse a ligação telefônica que recebi um pouco antes das onze horas.

Piririm piririm piririm, alguém ligou pra mim. Era do departamento de recursos humanos dos Correios. Atendi com uma certa ansiedade:
"Sim sou eu... é que uma candidata desistiu, tem como você trazer os documentos?... é o nada consta do PIS e o comprovante do ensino fundamental, né?... É... Mas é pra trazer hoje?... É sim, tem como você trazer?... HOJE?!?!?!?... É, hoje, até as quatro, depois disso a segurança não deixa você subir... HOJE?!?!?!?... É hoje, você consegue?... Consigo..."

Os momentos seguintes foram furacônicos. Não tinha os tais documentos. Me arrumei em menos de dois minutos, e liguei para a escola:

"Oi, eu sou o João Víctor, sou ex-aluno, me formei no ensino médio daí em 2006 e preciso do meu diploma pra ontem, tem como?... É só passar aqui."

No colégio, um pouco de demora, talvez por causa da minha pressa. Fornecer nomes, pagar pela liberação do diploma, assinar, pareceu uma eternidade. Então, direto pra agência da Caixa Econômica Federal.

Na Caixa, peguei a senha e esperei. Minha senha era a 29, o guichê estava atendendo o 22. Chá de cadeira... Pedi o nada consta, o que foi bem rápido. Saí dali com meu pai direto pra pastelaria ao lado: já havia passado do meio-dia e a fome é negra. Depois de um sorriso de frango com catupiry acompanhdo de mate, fui deixado no ponto de ônibus onde pegaria a condução até a Cidade Maravilhosa Cheia De Encantos Mil Onde Os Bueiros Explodem.

Já em frente ao prédio dos Correios, uma surpresa. Encontrei uma das psicólogas do RH e que participou do processo seletivo. Expliquei minha situação, e ela, apesar de não se lembras de mim além da fisionomia que ela tinha visto na semana anterior, me encaminhou ao lugar correto, o duodécimo andar.

Documento entregues, tenho que comparecer lá novamente em alguns dias para a assinatura do contrato de trabalho. Depois disso, treinamento seguido de três meses trabalhando em regime de experiência. Se tudo der certo, deleto o "atualmente desempregado" lá do perfil.

Jabberwock is happy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário